A História da Marvel Comics


A História da Marvel Comics

Após ficar séculos sem postar aqui no Refúgio, resolvi postar algo que prendesse a atenção de todos [ ou da maioria ]. Quem dos autores ou dos leitores do Refúgio não assistiram à desenhos animados, ou melhor, quem de nós nunca assistiu um desenho da Marvel? Acho que não existe esse não é?
Pois é, a Marvel Comics conhecida também por Casa da Idéias, é uma das mais importantes editoras de desenhos animados do mundo, foi de lá que surgiu os principais personagens e os principais super-heróis e vilões das Histórias em Quadrinhos.
Entre suas revistas mais famosas estão: O Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, O Incrível Hulk, Capitão América, Justiceiro, Os Vingadores, Demolidor, O Poderoso Thor, Homem de Ferro, Surfista Prateado e os X-Men [ que particularmente são os meus preferidos ]. Desde 1960 é uma das maiores empresas norte-americanas do ramo, ao lado da DC Comics [ sua principal rival ], e tem um catálogo mais de 4700 personagens, muita criatividade!!
A Marvel Comics foi fundada nos anos 30 do século XX, por Martin Goodman, como Timely Comics. A sua primeira publicação ocorreu em 1939, com o primeiro número da revista Marvel Comics, onde se deram as primeiras aparições do super-herói Tocha Humana e do anti-herói Namor, o Príncipe Submarino. Nos anos 40 a Timely tornou-se conhecida por publicar o herói patriota Capitão América.
Nos anos 50, a Marvel atravessou tempos difíceis, da mesma maneira que as outras editoras. Durante está década publicou principalmente histórias com monstros, em geral com toques de ficção científica. Neste período, a empresa ficou conhecida como Atlas Comics e Timely/Atlas.
No final dos anos 50 e início dos 60, o sucesso da DC Comics ao reviver o gênero de super-heróis nas histórias em quadrinhos (principalmente com a Liga da Justiça) fez com que a Marvel seguisse o mesmo caminho. Os principais expoentes desta época foram os seus empregados Stan Lee (edição e argumento) e Jack Kirby (arte), responsáveis pela criação do Quarteto Fantástico. A revista foi um enorme sucesso o que levou a Marvel a publiar outros títulos de super-heróis, entre os quais se destacou o gibi do personagem Homem-Aranha, criado por Stan Lee e Steve Ditko.
A Marvel ganhou bastante dinheiro no início dos anos 90 devido ao boom das histórias em quadrinhos nos EUA, mas no meio da década enfrentou graves problemas financeiros, com acusações de que Perelman havia tirado todo o dinheiro da empresa em proveito próprio. Como consequência, a Marvel anunciou que o seu distribuidor exclusivo passaria a ser o Heroes World, que fez com que toda a indústria de distribuição de revistas de histórias em quadrinhos sofresse um grande abalo. A perda potencial da maior empresa da indústria, originou o encerramento das atividades da maioria dos distribuidores. No momento, existe apenas uma grande distribuidora de histórias em quadrinhos nos EUA: a Diamond Distribution. Muitos peritos julgam que esse fato causou um imenso dano à indústria das histórias em quadrinhos.
No auge da crise, o investidor Carl Icahn tentou obter o controle da Marvel, mas após arrastadas batalhas jurídicas, o controle da empresa foi entregue em 1997 à Isaac Perlmutter, proprietário da Toy Biz, uma das empresas do grupo. Com o seu sócio Avi Arad e os seus nomeados (e controversos) editor Bill Jemas e diretor Joe Quesada, Perlmutter reergueu a Marvel. Além da revitalização das revistas da empresa, alguns dos seus personagens foram licenciados para se tornarem filmes de sucesso, principalmente X-Men, Hulk e Homem-Aranha.
A Marvel mantém-se a principal editora norte-americana de histórias em quadrinhos, mesmo numa altura em que a indústria é apenas uma fração do que foi décadas atrás. Há pelo menos três décadas, a principal concorrente, DC Comics, está abaixo da Marvel em vendas. Stan Lee já não está oficialmente ligado à empresa, mas permanece sendo o nome mais conhecido e importante na indústria e ocasionalmente demonstra o seu carinho pelos personagens, em edições especiais ou declarações públicas.
É verdade, criatividade e poder é o que não faltam na Marvel. Mas creio que uns futuros personagens não façam tanto sucesso quanto aqueles da década de 60.


0 Responses So Far: